A mudança de crédito habitação para outro banco é uma decisão  que pode revelar-se financeiramente muito vantajosa. Todavia, antes de ser tomada, é fundamental que se compreenda bem todo o processo. Previamente à mudança de crédito habitação, deverá tomar conhecimento e estar consciente de tudo aquilo que implica uma transferência, em que situações é mais compensatória e se consegue gerir todo o processo sozinho, tirando partido das melhores vantagens.

O que deve saber antes de decidir mudar o crédito habitação para outro banco

Antes de iniciar o processo de transferência para outra instituição financeira, é crucial entender as condições do crédito atual e verificar:

  • Taxa de juro
  • Prazo remanescente do empréstimo
  • Penalizações previstas devido a amortização antecipada

A isto acresce uma sólida e rigorosa avaliação da sua situação financeira, presente e futura, tendo em vista uma transferência tranquila e sem sobressaltos.
Mudar de banco pode envolver custos iniciais, como sejam:

– Taxas de avaliação do imóvel
– Comissões de formalização do novo crédito
– Custos relativos à transferência de hipoteca

Faça um estudo de previsão económica que permita calcular se, a longo prazo, uma taxa de juro mais baixa compensará estes gastos iniciais.

O que é uma transferência de crédito habitação

A transferência de crédito habitação é o processo pelo qual um empréstimo imobiliário é transferido de uma instituição bancária para outra. Normalmente, este procedimento opera-se com vista a aproveitar melhores condições de financiamento, tais como uma taxa de juro mais baixa, melhores condições de amortização ou outros benefícios que uma outra entidade financeira possa oferecer, com vista à angariação de novos clientes. O novo banco eleito líquida o montante em dívida ao banco original, e o crédito passa a ser gerido pela nova instituição de crédito.

Circunstâncias em que é mais compensatório mudar o crédito habitação

Há várias situações e conjunturas em que a mudança de crédito habitação se pode revelar particularmente benéfica e merecer ponderação:

  1.  Redução de Taxas de Juro
    Se as taxas de juro do mercado desceram desde que contratou o seu empréstimo, mudar para um banco que ofereça uma taxa mais favorável e competitiva pode reduzir significativamente a mensalidade.
  2. Melhoria de Condições Contratuais
    Alguns bancos podem oferecer melhores condições, como a possibilidade de amortizações mais flexíveis ou menos restrições em termos de reembolso antecipado.
  3. Consolidação de Dívidas
    Se tiver outros empréstimos, algumas instituições bancárias oferecem a possibilidade de consolidar todos os créditos num único empréstimo hipotecário, potencialmente reduzindo o custo total da dívida e simplificando a gestão das suas finanças.

Como efetuar a mudança do crédito habitação para outro banco?

Mudar o crédito habitação para outra entidade financeira pode parecer uma tarefa árdua, porém, seguindo os passos corretos e utilizando os recursos adequados, pode tornar-se um processo simples e vantajoso.

  1. Pedido de propostas a vários bancos
    O primeiro passo para transferir um crédito habitação é solicitar propostas de refinanciamento a diferentes entidades. Isto permitirá ter uma visão clara das taxas de juro, das condições de crédito e de outros benefícios que cada instituição bancária oferece. É importante pedir estas propostas por escrito, de modo que possa fazer comparações objetivas.
  2. Comparação das várias propostas
    Na posse de várias propostas, o passo seguinte é compará-las cuidadosa e atentamente. Atente não apenas na taxa de juro, mas também no custo total do crédito, o que implica a inclusão de todas as taxas e comissões envolvidas, a flexibilidade do plano de pagamento, e as condições para a amortização antecipada. Esta análise detalhada é crucial, para entender quem oferece a melhor resposta económica e financeira ao longo do tempo e não apenas no imediato.

Vantagens de utilizar serviços de intermediários de crédito

Recorrer a um intermediário de crédito pode trazer inúmeras vantagens:

  • Economia de tempo – Os intermediários de crédito tratam de toda a documentação necessária, poupando-lhe tempo e esforço. Além de que sabem exatamente qual a documentação necessária, a quem a solicitar, prazos a cumprir e quais os dados que requerem análise detalhada.
  • Conselho personalizado – Oferecem aconselhamento personalizado, com base no caso concreto, o que é particularmente útil, para entender as complexidades e nuances do mercado de crédito habitação, quando aplicados a uma situação específica.
  • Acesso a melhores ofertas – Estes profissionais têm experiência e conhecimento para negociar com as instituições bancárias, têm acesso a múltiplos bancos e podem comparar diferentes ofertas, para encontrar o plano mais vantajosa para o seu caso concreto.
  • Apoio no processo – A transferência de crédito habitação pode ser um processo complexo, burocrático, moroso e cansativo. Uma empresa de intermediação de crédito guia-o através de todo o trajeto, desde a submissão da aplicação até à formalização do crédito junto de outro banco.

Para quem vive na zona da Grande Lisboa, e considera a possibilidade de mudança de crédito habitação, a Cifra7 oferece vantagens adicionais:

  • Proximidade geográfica: Estar localizada em Lisboa significa que a Cifra7 pode oferecer um serviço mais rápido e eficiente para os clientes da região, com ganhos manifestos quanto a tempos de resposta mais curtos e maior flexibilidade para atender às necessidades dos clientes de forma atempada.
  • Acesso facilitado: Os clientes da região de Lisboa terão um acesso mais fácil aos recursos e serviços oferecidos pela Cifra7, tais como reuniões e acompanhamento presenciais.
  • Conhecimento local específico: A equipa da Cifra7 em Lisboa tem conhecimento da área, das entidades a contactar e das necessidades específicas, o que permitirá oferecer soluções personalizadas e adaptadas às circunstâncias locais.
  • Suporte dedicado: O serviço ao cliente é customizado e atento, garantindo que todas as dúvidas e preocupações sejam tratadas de forma eficiente e sem demoras.
  • Rede de parcerias locais: A Cifra7 mantém uma rede de parcerias locais em Lisboa, o que pode resultar em benefícios adicionais para os clientes e uma maior agilização de todos o processo.

Ao ter em conta todas estas questões, seguindo estes passos criteriosamente, e considerando a ajuda de profissionais especializados, como a Cifra7, poderá assegurar que a opção eleita, de mudança do crédito habitação para outro banco, é a mais vantajosa. Melhor ainda, permitirá que a mesma decorra sem sobressaltos nem surpresas desagradáveis, pois estará sempre na posse de toda a informação pertinente, assegurada por um acompanhamento técnico profissional. Mudar de banco não é apenas uma questão de encontrar uma taxa de juro mais baixa, mas também de melhorar a gestão global do seu crédito habitação, a curto, médio e longo prazo.

A mudança de crédito habitação para outro banco pode ser uma decisão sábia, se as condições forem favoráveis e o processo for bem gerido e, o mais importante de tudo, ajustado às suas necessidades. Avalie bem a sua situação financeira e as ofertas disponíveis no mercado antes de tomar uma decisão. Utilizar os serviços de uma empresa de intermediação de crédito pode facilitar e otimizar este processo e fará com que tenha sempre o aconselhamento mais acertado e no momento exato.

Consulte-nos. Juntos avaliaremos o seu caso e as soluções mais acertadas e vantajosas.