A obtenção de crédito é fator primordial para viabilizar a realização de alguns sonhos e concretizar objetivos de vida. Seja para comprar casa, aproveitar um bom investimento, consolidar dívidas ou fazer frente a gastos inesperados, aprender como obter crédito tornou-se numa necessária skill financeira. Reconheça as nuances dos diferentes tipos de crédito – à habitação, ao consumo e crédito consolidado – e aprenda a dominar as estratégias para conseguir aquela verba extra, que lhe permitirá ultrapassar obstáculos.

 

Crédito à habitação

Destinado especificamente à compra de casa própria, construção ou remodelação de imóveis, o crédito à habitação, geralmente um valor avultado, pode prolongar-se durante décadas, tendo, por norma, o próprio imóvel como garante. Pode ainda exigir fiadores.

O crédito habitação pode assentar numa taxa fixa ou numa taxa variável.

A taxa fixa assegura que as prestações mensais sejam constantes, oferecendo a vantagem da previsibilidade financeira e de uma mais segura gestão da contabilidade doméstica. Aufere estabilidade e é o mais indicado para quem não gosta de correr riscos. A taxa variável, por ser ajustada periodicamente, sofre flutuações conforme as dinâmicas do mercado, o que poderá significar potenciais economias em períodos de juros baixos, mas possíveis sobressaltos sempre que ocorram aumentos das prestações.

A decisão entre taxa fixa ou variável deverá ter em consideração três fatores:

Uma análise rigorosa destes fatores permitirá eleger a opção mais segura e satisfatória para cada caso e também mais ajustada à capacidade de endividamento. É essencial que esteja na posse de toda a informação disponível sobre cada uma das opções disponíveis e pondere atentamente, de forma a tomar a decisão mais acertada.

 Formalizar o pedido para obter crédito à habitação

O processo começa por ser burocrático, com a organização de toda a documentação necessária para traçar o perfil do requerente e do imóvel desejado. Isso inclui comprovativos de rendimentos, situação financeira e identificação e detalhes do bem imóvel desejado. Após a submissão, as instituições financeiras avaliam o pedido, com base na capacidade de pagamento e no valor do edifício em causa. O tempo de resposta é variável, e implica que tenha disponibilidade para acompanhar o processo e esteja preparado e disponível para, atempadamente, ir facultando informações adicionais que possam ser exigidas a montante. Uma abordagem cuidadosa e a escolha adequada da instituição financeira podem agilizar a aprovação do crédito. O sucesso e brevidade com que conseguir ultrapassar cada uma das etapas aproximá-lo-á da realização do sonho de ter casa própria.

 

Crédito ao consumo

O crédito ao consumo resume-se na capacidade de aquisição imediata de bens ou serviços, os quais apenas terá de pagar mais tarde. Pode traduzir-se em cartões de crédito, empréstimos pessoais ou financiamento de compras, possibilitando a aquisição de bens e a capacitação financeira para fazer frente a emergências.

O crédito ao consumo estabelece um acordo entre indivíduos e instituições financeiras. O consumidor recebe um montante específico, o qual deverá ser pago no futuro, geralmente com juros, que beneficiam o investimento do banco ou outra entidade financeira.

Vantagens e riscos

As vantagens imediatas são óbvias para quem necessita de empréstimo, mas há que encarar com seriedade este compromisso e usar o crédito ao consumo de forma sábia e cautelosa, e estar ciente dos riscos. As desvantagens incluem possíveis juros elevados e o risco de endividamento, o que pode impactar negativamente a saúde financeira e comprometer o futuro do consumidor. Compreender o crédito ao consumo é crucial para uma gestão financeira eficaz. Conhecer as implicações permite fazer escolhas informadas, cuidando do presente sem comprometer o futuro, equilibrando necessidades imediatas com responsabilidade financeira a longo prazo.

Para obter crédito prepare-se para fazer algum trabalho de casa:

Comece por avaliar e comparar as opções de crédito disponíveis, focando a atenção nas taxas de juro e condições de pagamento.

Verifique a sua pontuação de crédito e reúna a documentação necessária, como comprovativos de rendimento e identificação, e avalie o seu potencial de endividamento em função dos seus recursos.

Seja claro e realista quanto ao montante necessário e qual o fim exato a que se destina.

É importante que saiba e consiga negociar termos que lhe sejam favoráveis, bem como gerir o crédito de forma responsável, sem se desviar do seu propósito.

 

Crédito consolidado

O crédito consolidado confere uma visão de helicóptero de todas as suas prestações. Apresenta-se como uma solução financeira inteligente, na medida em que permite otimizar vários créditos e impor uma gestão mais rigorosa. Consiste, no fundo, em reunir vários empréstimos e pagamentos pendentes numa única prestação, idealmente com juros mais baixos.

Como funciona?

Quando coexistem diferentes empréstimos – casa, carro, cartão de crédito e empréstimo pessoal –, cada um com taxas de juro e prazos diferentes, a consolidação de crédito permite refinanciá-las sob um novo acordo, o que pode reduzir o montante pago mensalmente e simplificar toda a gestão financeira. Todavia, há que estar ciente de que não é uma solução mágica, nem eliminará a responsabilidade financeira. Requer uma análise cuidadosa das taxas de juro e do prazo total de pagamento, especialmente se procura condições mais favoráveis. O objetivo deve ser não apenas facilitar os pagamentos mensais, mas também reduzir o custo total do débito a longo prazo. Apresenta-se como uma forma mais racional e controlada de gerir o fluxo financeiro, o dinheiro que entra e aquele que tem de provir às responsabilidades assumidas. Tudo isto sem comprometer uma contabilidade diária saudável e que permita viver sem sobressaltos.

Obter crédito consolidado e adotá-lo como estratégia exige disciplina financeira e um bom planeamento. Quando bem elaborado, pode simplificar a vida financeira, tornando-a mais estável, segura e previsível.

Aquilo de que necessita:

Uma verificação realista e uma negociação  podem conduzir ao alívio do peso das dívidas, e ainda contribuir para uma saúde financeira mais robusta e um futuro mais tranquilo.

 

Se procura soluções de crédito à habitação, crédito ao consumo ou crédito consolidado, analise as capacidades da Cifra7. Com uma equipa experiente e comprometida em encontrar as soluções mais ajustadas a cada caso, somos uma empresa que se destaca enquanto parceiro de confiança no setor da intermediação de crédito vinculado.  Simplificamos o processo burocrático, garantindo uma experiência ágil e descomplicada. Mantemo-nos ao lado dos clientes, desde a candidatura até à aprovação final.

Fornecemos uma assessoria personalizada e uma análise detalhada do perfil financeiro, o que permite identificar as opções mais vantajosas e adaptadas a necessidades específicas. Agimos com transparência no decurso de todo o processo de obtenção de condições favoráveis e taxas competitivas, facilitando o acesso ao crédito desejado.

Se procura um parceiro de confiança, no intrincado mundo financeiro, peça-nos uma consulta de aconselhamento financeiro gratuita aqui.